Em vídeo enviado ao Blog do Valente, feirantes que comercializam seus produtos no mercado municipal de Santo Antônio de Jesus denunciaram a existência de focos de incêndio na fiação. De acordo com os relatos, esses focos ocorrem constantemente e caso aconteçam pela madrugada podem ocasionar numa tragédia em maior escala. Segundo os feirantes, a fiação está instalada de maneira inadequada, o que favorece o risco de incêndio na área. Por conta de perigo, eles pedem que os órgãos competentes tomem providências o mais breve possível para que algo de mais grave não venha a acontecer.
Curto-circuito
O curto-circuito é um dos problemas mais comuns em instalações elétricas. E, justamente por isso, você deve ficar atento quando faz qualquer tipo de reparo, pois alterações mal feitas podem acabar causando até incêndios. O ideal é tudo seja feito por um profissional.
Geralmente, é possível detectar um curto quando o disjuntor “desarma” quando um eletrodoméstico é ligado, indicando que houve sobrecarga no circuito, mas manchas pretas em interruptores ou tomadas e fios queimados também podem ser sinais de alerta. No primeiro caso, o ideal é desligar o aparelho e ligá-lo em outro circuito, onde possa ter menos sobrecarga, depois de ter religado o disjuntor. Já no segundo caso, o recomendável é substituir a parte danificada, o que, como dissemos, deve ser feito por uma pessoa que realmente tenha conhecimento no assunto.
Se sentir cheiro de queimado, fumaça ou perceber que algum cabo está derretido, procure imediatamente a ajuda de um eletricista. Além de todos esses cuidados, o ideal é a cada cinco anos fazer uma revisão geral na fiação para detectar se não há nenhum problema que possa gerar um curto ou ainda problemas mais sérios.