O primeiro caso oficial da Covid-19 no Brasil seria uma bebê que hoje tem um ano e um mês de idade. O exame PCR, usado para detecção do vírus causador da doença, confirmou a presença do novo coronavírus no dia 20 de fevereiro de 2020, segundo a base de dados Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) do Ministério da Saúde.
Dessa forma, ela se tornou a primeira paciente infectada do Brasil. A descoberta foi feita pelo médico Ricardo Parolin Schnekenberg, que atualmente pesquisa a Covid-19 pelo grupo do Imperial College, a instituição que orienta a política pública sobre a pandemia no Reino Unido. A informação foi confirmada pelo Núcleo de Jornalismo de Dados e Investigativo da CNN. Além desse, mais um caso de Covid-19 foi notificado antes do primeiro caso do dia 26 de fevereiro, de um senhor de 61 anos, que até hoje era o primeiro caso oficial do Brasil.
O pesquisador, que mora na cidade de Oxford, explica que descobriu o caso, nesta quarta-feira (15), durante o processo de escrever um artigo científico sobre a evolução da Covid-19 no Brasil.
“Eu tive que olhar qual a data dos primeiros casos confirmados na plataforma de SRAGs. Então fiquei surpreso quando notei que o primeiro caso ali representado era um bebê de 9 meses, muito diferente dos casos que ganharam a mídia brasileira na última semana de fevereiro”, disse Ricardo em entrevista à CNN.