Em contato com o site Manchete do Dia, o representante da comissão de Cultura de Muniz Ferreira, Jú Gavaze, falou que, na próxima segunda-feira (28), músicos do município irão promover um panelaço em protesto contra a Secretaria de Educação e Cultura que, segundo ele, vai deixar a verba da Lei Aldir Blanc retornar aos cofres do Governo Federal.
O que a Lei Aldir Blanc prevê? o auxílio financeiro ao setor cultural. Assim, a iniciativa busca apoiar profissionais da área que sofreram com impacto das medidas de distanciamento social devido a Covid-19.
Uma quantia de R$ 3 bilhões foi liberada para os estados, municípios e o Distrito Federal que poderão ser destinados à manutenção de espaços culturais, pagamento de três parcelas de uma renda emergencial a trabalhadores do setor que tiveram suas atividades interrompidas, além de instrumentos como editais e chamadas públicas.
A informação obtida por meio de Jú Gavaze é de que a prefeitura e Secretaria vão deixar a verba voltar por “politicagem”, uma vez que o dinheiro já está em conta. “Só faltava eles publicarem, mas isso não aconteceu. Vamos cobrar nossos direitos. Iremos fazer um panelaço nas ruas. Vamos levantar o povão”, afirmou.
Ele ressaltou que a prefeitura não perdeu o prazo, pois teve publicação do edital, inscrição e análise dos inscritos, o que faltou mesmo foram a homologação e a publicação do resultado.