Começa a valer nesta segunda-feira (08) em Itaparica determinação que permite acesso ao município apenas às pessoas que comprovem ser residentes ou trabalhadores de lá. A medida, que tem como objetivo combater o contágio da covid-19 na localidade – que já registrou até às 18h deste domingo (07) 40 casos confirmados com outros 31 em análise e três óbitos – foi publicada no último dia 02 via decreto de n° 1501/2020, assinado pela prefeita Marlylda Barbuda (PSB).
Para fazer cumprir a determinação (já adotadas por outros municípios próximos, como Nazaré), foram montadas barreiras sanitárias nas principais vias de acesso ao município, monitoradas por servidores das secretarias de Saúde, Administração e Obras, além da guarda civil e agentes da autarquia de trânsito municipal, com apoio da polícia militar.
Segundo a prefeitura, não será permitido o acesso de veículos com licenciamento de outros municípios ou de seus ocupantes que “tenham como destino a hospedagem em hotéis, pousadas ou similares, bem como a casa de parentes”, sem efetiva comprovação de que estes residam mesmo no município.
Para facilitar a identificação dos veículos de moradores, entre a sexta-feira (05) e o domingo (07), a prefeitura fez a adesivagem de motos e carros de pilotos e motoristas que comprovaram morar e/ou trabalhar no município. “Essa é uma das medidas adotadas para prevenir e combater o coronavírus, tendo como base o controle e a identificação de quem chega em nossa cidade”, argumenta a edilidade.
“As pessoas que não comprovarem ser residentes ou trabalhadores de Itaparica não serão autorizadas a ingressar no território do município, devendo os mesmos retornarem ao município de origem”, ressalta o decreto, orientando as pessoas, principalmente os usuários de transporte público, a portarem documentos que atestem essa condição, como comprovantes de residência, documento de identificação funcional ou título de eleitor.
A medida vale até o dia 22, podendo ser prorrogada.
Informações: Blog Da Ilha de Itaparica