Mano Menezes é conhecido por, entre outros fatores, organizar bem sistemas defensivos. E no Bahia, o treinador poderá colocar à prova a capacidade de construir equipes sólidas. O Tricolor é, ao lado do Bragantino, a equipe mais vazada do Campeonato Brasileiro, com 14 gols sofridos. O desempenho ruim foi tema da apresentação do técnico, realizada na tarde desta sexta-feira, no Centro de Treinamento Evaristo de Macedo.
O novo treinador da equipe baiana não se incomodou em abordar o assunto. Pelo contrário, até brincou que, pela fama que possui, o Bahia acertou em contratá-lo. Para Mano Menezes, o time está em fase de mudança entre uma formação que em 2019 era voltada para contragolpes e que agora tenta jogar de forma mais propositiva. A ideia é atingir um equilíbrio entre os dois modelos.

– Contratou o treinador certo. Ao longo dos anos tenho uma sucessão de boas defesas, defesas menos vazadas nos campeonatos que joguei. Vendo de fora, observei um Bahia em transição. Ano passado, quando Roger iniciou o trabalho, o time era bastante reativo, jogava em transição entre a defesa e o ataque com muita rapidez. Quando você faz isso, expõe menos a defesa. Mas futebol não é igual toda a temporada. As vezes tem jogador com outra trajetória, outra mentalidade, vocação para um jogo de proposição. E aí tem alterações. Vejo o Bahia nessa transição. Costumo dizer que o futebol é uma invenção. O treinador tem uma ideia e ela é executada pelos jogadores. Às vezes inventa uma coisa melhor e outras inventa uma coisa não tão Boa. Temos que chegar no meio termo e jogar um bom futebol, fazer bem o que se propõe a fazer. Ter capacidade de propor, mas sem virar a pior defesa do Campeonato. Ou não vai a lugar nenhum – comentou.
G1