Um tipo de molusco conhecido como dragão azul foi encontrado na última semana por um salva-vidas na praia de Jaguaribe, em Salvador. O animal é predador das caravelas e não oferece perigo ao ser humano.
De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), esse foi o primeiro registro do animal nas praias do estado.
Entretanto, a aparição do dragão azul, que vive no Oceano Atlântico, tem sido frequente nos últimos anos, apesar de rara no litoral baiano. A informação foi divulgada pelo doutor em Isologia, especialista em animais marinhos e professor da Universidade Federal de Alagoas / Penedo, Cláudio Sampaio.
“Nesse inverno, tem sido frequente ventos de sul e de leste, fazendo com que muitas águas-vivas, muitas caravelas apareçam nas praias. Nesse momento, o dragão azul pode estar nessas regiões, então, no ano passado, ele foi encontrado em Pernambuco; ele já foi encontrado em Alagoas e bastante na Bahia, neste ano. Em 2009, eu encontrei oito em Praia do Forte”, contou.
“Ele é um animal, quando a gente vai olhar os registros dele, ele está amplamente distribuído, mas são raros os registros. Ou seja, embora ele tenha registros em Pernambuco, na Bahia, em Alagoas, e até no Rio Grande do Sul, são registros pontuais”, disse o especialista.