A prefeitura de Castro Alves, no recôncavo da Bahia, decretou ‘toque de recolher’ na cidade, como medida de combate ao avanço do coronavírus. A ação começa hoje (11) e segue até a próxima segunda-feira (13). Castro Alves possui 116 casos confirmados da Covid-19, 60 recuperados e uma morte.
De acordo com o decreto, neste período, fica proibida a circulação de pessoas pelas ruas da cidade entre as 18h e 5h. A medida poderá ser renovada após avaliação do órgão. A gestão municipal também transferiu o feriado de emancipação política para a próxima segunda e determinou o fechamento do comércio.
Enquanto durar o toque de recolher, também ficam proibidas circulação e permanência de pessoas, inclusive em veículos, nas praças públicas municipais, ruas e avenidas. Na proibição, consta ainda a realização de reuniões, festas e eventos de qualquer porte, público ou privado, além da prática de atividades físicas em via pública.
As atividades de delivery para lanchonetes, bares e restaurantes, entregas de água e gás estão autorizados, assim como a circulação de pessoas na volta do trabalho ou que estejam se dirigindo a serviços de farmácia, supermercado, funerária, atendimento ou prestação de serviço em saúde, segurança e limpeza pública, desde que devidamente comprovada necessidade e urgência.
Segundo a prefeitura, o descumprimento do decreto pode implicar em multa de R$ 100 a R$10 mil, interdição temporária de estabelecimentos, cassação de licença de funcionamento, remoção compulsória de pessoas, entre outras sanções. A Polícia Militar vai reforçar o policiamento nas ruas da cidade.