Das 36 amostras de pacotes de “sementes misteriosas da China” que já foram analisadas pelo Ministério da Agricultura até o momento, 47% apresentaram algum risco fitossanitário ao Brasil. As informações foram divulgadas na última quarta-feira (25). Jaraguá do Sul foi uma das primeiras cidades brasileiras e a primeira de Santa Catarina a registrar o recebimento.
Conforme o ministério, até o fim do mês de outubro moradores de todos os estados do país e o Distrito Federal somaram 525 pacotes de sementes recebidos e que não foram solicitados. Conforme matéria do G1, mais materiais continuam em análise no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, em Goiás, e não há previsão de quando o processo irá terminar.
O governo afirma que os pacotes “supostamente” foram enviados de quatro países asiáticos. Moradores de Estados Unidos e Canadá também registraram casos semelhantes. A suspeita das autoridades é de que seja uma fraude relacionada ao comércio on-line. Os registros no Brasil ocorrem desde agosto e os pacotes chegam junto com compras feitas pela internet.
Fonte: NSC Total