Vacina vai proteger da covid mas, mesmo imune, você poderá transmitir vírus

spot_img
spot_img

Toda a população aguarda ansiosamente por uma vacina segura e eficiente para combater o novo coronavírus, e uma dúvida muito comum é como essas imunizações vão funcionar: elas vão proteger nosso organismo da infecção pelo vírus ou permitir que o corpo seja infectado e impedir que a covid-19 se desenvolva? Pode parecer a mesma coisa, afinal, de qualquer jeito quem tomar a vacina não ficará doente.

Mas não é e a forma como a proteção funciona vai determinar os cuidados que teremos que tomar para conter a pandemia após a vacinação começar. De forma simples, o princípio de uma vacina é a prevenção. Ou seja, ela estimula o nosso organismo a desenvolver uma defesa para, se tivermos contato com o agente agressor —vírus ou bactéria— o sistema imune esteja apto a destruir esse agente antes que ele infecte nossas células, órgãos e desenvolva uma doença

Pensando assim, o objetivo da vacina ante o Sars-CoV-2 seria estimular uma resposta imune que, se tivermos contato com o coronavírus, o sistema imunológico aja rapidamente e elimine o vírus antes que ele entre nas células de nosso corpo. Mas, infelizmente, as vacinas que estão sendo desenvolvidas não têm essa capacidade.

O potencial das vacinas em testes tem como objetivo primário a proteção da doença. Ou seja, desenvolver uma resposta imune que consiga lutar contra o vírus ao ponto de ele não se espalhar pelo corpo de uma forma que desenvolva a covid-19. Isso, em princípio, também é algo muito bom, pois vai evitar a internação de muitos pacientes e ajudar a salvar muitas vidas.

Contudo, um ponto crucial é que, mesmo vacinada e sem desenvolver a covid-19, uma pessoa pode pegar o coronavírus e transmitir para outras pessoas. Isso pode acontecer pois, para desenvolver a doença no ser humano, o vírus se prolifera no organismo e cria uma carga viral alta.

Se o sistema imunológico já tiver uma preparação prévia para enfrentar esse vírus, por exemplo por ter recebido uma vacina, o corpo vai lutar de maneira mais eficientemente para que esse vírus não prolifere ao ponto de adoecer. Porém, em muitos casos, nesse período de luta entre sistema imune e vírus, mesmo com uma carga viral baixa, o coronavírus pode ser transmitido para outras pessoas.

Fonte: Uol

spot_img

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Relacionadas

spot_img
spot_img

Siga nossa redes

22,942FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas Notícias