Já sabemos que o risco de contrair covid-19 em locais fechados é elevado. Mas e do lado de fora? Quais são as chances de ser infectado quando você sai para passear com um amigo? Você pode pegar o coronavírus de uma pessoa que passa correndo por você ou de outra que se refugia em um ponto de ônibus para escapar da chuva?
O que torna o ambiente externo mais seguro? Os cientistas dizem que o contágio pode ocorrer ao ar livre, mas as chances são muito reduzidas. Isso porque o ar livre dispersa e dilui o vírus. Também ajuda a evaporar as gotículas de líquido em que é transportado, que são expelidos por alguém infectado quando tosse, espirra ou mesmo quando fala. A luz solar ultravioleta, por sua vez, geralmente mata o vírus quando exposto à luz do sol.
Mesmo assim, há casos em que se acredita que as infecções ocorreram em ambientes externos. Um estudo na China identificou que havia possibilidade de dispersão do vírus quando, por exemplo, duas pessoas falavam cara a cara por 15 minutos consecutivos.
Os riscos são baixos, mas não zero e aumentam quando há proximidade, além de companhia prolongada.
Fonte: Uol