O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, determinou nesta terça-feira (2) uma revisão do processamento de pedidos de asilo na fronteira com o México e do sistema de imigração como um todo, enquanto busca desfazer algumas das políticas linha-dura do ex-presidente Donald Trump.
Biden também criou uma força-tarefa para reunir famílias de imigrantes que foram separadas na fronteira dos EUA com o México pela estratégia de “tolerância zero” de Trump em 2018.
“Vamos trabalhar para desfazer a vergonha moral e nacional do governo anterior que literalmente, não figurativamente, arrancou crianças dos braços de suas famílias”, disse Biden ao assinar as ordens na Casa Branca.
Defensores de imigrantes pediram que o novo governo democrata atue rapidamente, mas assessores de Biden dizem que precisam de tempo para desemaranhar as muitas camadas de restrições imigratórias introduzidas durante a era Trump e para colocar no lugar novos sistemas mais amistosos com os imigrantes.
“Não vai acontecer da noite para o dia”, afirmou a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki.
A estratégia cautelosa reflete a corda bamba na qual Biden está caminhando para reverter as políticas linha-dura de Trump enquanto tenta simultaneamente evitar uma onda de imigração ilegal.
Fonte: R7