Com pênalti polêmico, Bahia perde para o Fortaleza por 2 a 1 e cai para a segunda divisão. Dependendo apenas de um triunfo para permanecer, o tricolor levou a virada em jogo de três gols por penalidade.
Com a vitória do Juventude, o time gaúcho ultrapassou o Esquadrão e rebaixou tanto os baianos quanto o Grêmio, que também brigava pela permanência e venceu seu duelo com o Atlético-MG. Com isso, Grêmio, Bahia, Sport e Chapecoense, respectivamente, fecham o Campeonato Brasileiro da primeira divisão de 2021 rebaixados para Série B.
Estádio lotado, 34 mil pessoas jogando junto e quatro gols feitos sobre o campeão. Isoladamente, a vitória do Grêmio sobre o Atlético-MG por 4 a 3 na noite desta quinta-feira, na Arena, na última rodada do Brasileirão, poderia significar um feito e tanto do time gaúcho. Mais uma representação da famosa “imortalidade”. Mas o Tricolor morreu pela terceira vez na história e disputará a Série B no ano que vem.
Por mais contraditório que possa parecer diante do placar elástico e da atuação, a confirmação do rebaixamento é só mais um reflexo das outras 37 partidas disputadas pela equipe. E até mesmo da temporada. Dependente de outros dois resultados paralelos – apenas um se confirmou –, o Grêmio acaba a competição onde começou. Em 2022, precisará ressuscitar de novo.