A eleição para a presidência da Câmara dos Deputados acontece nesta segunda-feira (01). A votação presencial da mesa diretora está programada para começar às 19h.
De acordo com o regimento interno, os votos são computados secretamente em sistema eletrônico. A mesa diretora será escolhida por 513 deputados.
A eleição pode ser definida em primeiro turno com maioria simples de ao menos 257 votos. Se nenhum candidato conseguir, haverá segundo turno entre os dois mais votados.
Nesse caso, será eleito quem tiver mais votos válidos. Se houver empate, a vitória vai para aquele com mais legislaturas; se persistir o empate, o vencedor será o candidato mais velho.
Disputa
Segundo um pesquisas, até ontem, domingo (31), o balanço se mantinha favorável a Baleia Rossi (MDB-SP), de quem o atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), é o principal fiador.
Já o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) exonerou os ministros Tereza Cristina (Agricultura) e Onyx Lorenzoni (Cidadania) para retomarem seus mandatos na Câmara e votarem em Arthur Lira (PP-AL), seu candidato na sucessão.
Fonte: CNN