A hashtag #CoragemMaia, que incentiva o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a abrir um processo de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro, é a mais comentada do Twitter no Brasil na manhã desta segunda-feira (01).
A mobilização na internet começou após Maia avisar a correligionários que poderia dar andamento ao impeachment como último ato no cargo. Seu mandato termina após a eleição do novo presidente da Câmara, em votação que vai ocorrer hoje.
A ameaça do congressista ocorreu após a Comissão Executiva Nacional do DEM decidir não entrar no bloco de apoio ao deputado Baleia Rossi (MDB-SP), candidato de Maia ao comando da Casa. O PSDB, ao saber da decisão do DEM, também optou por não participar do grupo pró-Baleia.
A publicação de tuítes com o mote #CoragemMaia faz parte de um tuitaço, estratégia organizada coletivamente para levar um assunto aos tópicos mais comentados da rede social. O início do mutirão está agendado para as 9h. Por volta das 7h, a hashtag já estava na liderança como assunto mais debatido no Twitter no Brasil.
O humorista e apresentador de televisão Gregório Duvivier foi um dos que publicaram em sua conta na rede social. O deputado Nilto Tatto (PT-SP) também se manifestou em sua conta no Twitter:
Pouco depois da hashtag pró-impeachment despontar na liderança do ranking de assuntos mais comentados, o termo #TchauBotafogo passou a ser utilizado em publicações de apoiadores de Bolsonaro.
Botafogo é o time do coração de Rodrigo Maia. Segundo a Polícia Federal, o congressista era identificado com o nome do clube nas planilhas de registro de pagamentos de propinas feitos pela Odebrecht.
Fonte: Poder 360