Cerca de 1 ano após o início da pandemia de Covid-19, o futebol, assim como diversos setores, ainda não se reabilitou dos problemas causados pelo coronavírus.
Sem público nos estádios, os clubes precisaram se adequar ao momento, e encontrar outras formas de receita, além de não perder aquelas que ainda são possíveis no momento, como o programa de sócio torcedor.
Case de sucesso no Bahia, o programa registrou uma forte queda neste período para o clube baiano. Segundo balanço realizado pelo Uol Esportes, o Tricolor perdeu, pelo menos, 22 mil sócios desde o início do ano passado. Confira os números gerais da pesquisa.
Vasco — Início de 2020 – 179 mil / Abril de 2021 – 75 mil
Flamengo — Início de 2020 – 125 mil / Abril de 2021 – 58 mil
Corinthians — Início de 2020 – 68 mil / Abril de 2021 – 20 mil
Grêmio — Início de 2020 – 90 mil / Abril de 2021 – 70 mil
Internacional* – Início de 2020 – 120 mil / Abril de 2021 – 100 mil
Bahia — Início de 2020 – 45 mil / Abril de 2021 – 23 mil
Fortaleza — Início de 2020 – 35 mil / Abril de 2021 – 13 mil
Aumentaram sua receita mesmo na pandemia:
Atlético-MG — Início de 2020 – 20 mil / Abril de 2021 – 52 mil
Fluminense — Início de 2020 – 23 mil / Abril de 2021 – 32 mil
São Paulo — Início de 2020 – 28.500 / Abril de 2021 – 30 mil
Ceará – Início de 2020 – 21 mil / Abril de 2021 – 22 mil
Fonte: Galaticos