Bahia foi para o jogo com dois tabus para quebrar, o de nunca ter vencido um jogo de final em Pituaçu e de ter sete jogos sem vencer o Vozão. E para mudar essa história, o Tricolor foi para a partida confiante em seu ataque, o melhor da Copa do Nordeste, em contrapartida o Vozão era o detentor da melhor defesa do certame regional. Foi um jogo truncado, muito faltoso, as duas defesas se sobressaíram. Mas aos 47 minutos do segundo tempo, Jael, de falta, fez o gol e deu a vantagem para o Ceará na partida de volta.
A primeira etapa foi quente e disputada. O Bahia iniciou mostrando vontade e marcando presença no campo de ataque, tomando a iniciativa do jogo. Com Rodriguinho e Nino Paraíba, o Esquadrão encontrava espaços e vinha chegando com perigo, até que Luiz Otávio foi expulso e o ímpeto tricolor teve que ser freado. Mas mesmo com um jogador a menos, o Bahia conseguiu se defender bem e aos 46 minutos o Ceará também teve um jogador expulso.
A segunda etapa foi truncada, com os dois times com mais medo de perder do que de vencer o jogo. Muitas faltas, muitos erros de passe e pouca inspiração.
PRIMEIRO TEMPO
Aos 8′, os jogadores do Bahia trocavam passes no campo de defesa; Luiz Otávio tentou tocar, mas a bola ficou presa no gramado por causa de uma poça de água e sobrou no pé de Vina. O meia do Ceará, então, tentou por cobertura, mas Matheus Teixeira fez a defesa tranquilamente.
Aos 15′, Nino subiu pela direita, cruzou para Rodriguinho, que fez o pivô para a chegada de Thaciano. O meia chegou chutando, mas mandou para fora.
No ataque seguinte, aos 16′, Rodriguinho fez boa jogada, tocou para Rossi, que passou para Thaciano. Ele ajeitou e bateu para fora.
Aos 19′, Luiz Otávio, do Bahia, foi expulso após tomar o cartão vermelho direto. O zagueiro deu um carrinho perigoso na canela do atacante Lima.
Aos 29′, Matheus Bahia cobrou escanteio rasteiro na área, mas Rodriguinho chutou por cima.
A primeira chegada efetiva do Ceará no ataque foi aos 32′. Bruno Pacheco cobrou o lateral em direção a Vizeu. Ele ajeitou, girou e bateu forte, mas mandou para fora.
Aos 40′, falta perigosa para o Ceará, ao lado da grande área tricolor. Vina cobrou e mandou com efeito para o gol. Matheus Teixeira se esticou e fez uma bela defesa.
Nos acréscimos, o Bahia quase abriu o placar após falha do goleiro Richard
Aos 46′, o Ceará teve um jogador expulso. Em lance semelhante ao de Luiz Otávio, o volante do Ceará, Charles, deu uma entrada com a trava da chuteira em Nino Paraíba.
SEGUNDO TEMPO
Aos 8′, Vina cobrou falta e com efeito para a área, a defesa do Bahia afastou. Bruno Pacheco pegou a sobra e tocou para Mendoza, que cabeceou pra fora.
Aos 17, Rodriguinho cobrou escanteio e mandou na área. Conti ajeitou de cabeça para Rossi, que bateu de primeira por cima do gol
.Aos 40′, Galdezani recebeu no meio, tabelou com Thonny Anderson, entrou na área e chutou para fora.
Gol do Ceará , aos 47′. Jael cobrou falta, Oscar Ruiz, na barreira, deu as costas para bola que bateu nele e matou o goleiro.