A Prefeitura de Manaus decidiu não liberar as escolas municipais para a realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O motivo alegado pelo município é o aumento do número de casos e mortes provocados pelo novo coronavírus.
Segundo a prefeitura, a Secretaria Municipal de Educação enviou ao MPF-AM (Ministério Público Federal do Amazonas) um ofício com os motivos da não liberação. Ontem, o MPF pediu o adiamento das provas à Justiça.
“É uma temeridade, sobretudo nesse momento. Hoje é dia 13. A prova será daqui a quatro dias e sabemos que a situação de Manaus em relação à pandemia não vai acalmar até lá. Abrir as escolas para o Enem representa aglomeração na frente e no interior delas. Enviamos as nossas razões ao Ministério Público e também sugerimos que o Enem seja adiado”, afirmou o secretário de Educação.
De acordo com a prefeitura, 166 sepultamentos foram registrados ontem em Manaus —110 em cemitérios municipais e 56 em espaços privados. Do total de enterros nos cemitérios públicos, 49 foram declarados como covid-19, e dois casos suspeitos. Já nos espaços privados foram 36 registros de óbitos pelo novo coronavírus.
Fonte: Uol