O Facebook anunciou nesta quinta-feira, 21, que a decisão final sobre a suspensão das contas do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, será tomada pelo seu Comitê de Supervisão, fundado no ano passado.
O grupo dará o veredito sobre o destino dos perfis de Trump no Facebook e no Instagram, que por enquanto permanecem bloqueados. Não há um prazo para bater o martelo.
O Facebook restringiu as contas do republicano em 7 de janeiro, um dia após apoiadores de Trump invadirem o Capitólio – ação que resultou na morte de 5 pessoas.
Na ocasião, a plataforma disse que Trump ficaria suspenso por tempo indeterminado e que estaria impedido de fazer novas publicações por pelo menos duas semanas – data que coincidia com a posse do presidente eleito Joe Biden, realizada na última quarta, 20.
O objetivo da medida era auxiliar uma transição de poder pacífica, segundo a plataforma.
Com Joe Biden empossado, o Facebook direcionou a decisão final sobre os perfis de Trump ao seu Comitê de Supervisão.
Trump suspenso das redes sociais
Outras plataformas também restringiram as contas de Trump. O Twitter suspendeu de forma definitiva o perfil pessoal do republicano. A rede alegou que os posts recentes do presidente incitavam a violência.
Na terça-feira , 19, o YouTube estendeu a suspensão do canal de Trump por mais sete dias. Ele está impedido de enviar novos vídeos ou fazer transmissões ao vivo.
A plataforma também desativou indefinidamente os comentários nos vídeos do canal. O YouTube alega que a decisão está relacionada a “preocupações sobre o potencial contínuo de violência”.
Fonte: A Tarde