O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inicia nesta semana entrevistas com candidatos para comandar a Petrobras, e o governador da Bahia, Rui Costa (PT), é uma opção para chefiar a estatal, segundo a agência Reuters.
De acordo com a agência, Lula, que toma posse em 1º de janeiro, já sinalizou planos para uma reforma na empresa. O presidente quer investir em energia renovável, refinarias, geração de empregos e desenvolvimento econômico regional do tipo que fez da Petrobras uma gigante da energia, durante a presidência de Lula de 2003 a 2010.
Além de Rui Costa, são cotados para chefiar a Petrobras: senador Jean Paul Prates, e Magda Chambriard, ex-chefe do regulador de petróleo e gás da Associação Nacional da Petrobras (ANP), que já trabalhou na Petrobras.
Lula pode levar de dois a quatro meses para decidir novo conselho da estatal. Isso porque as regras da empresa exigirão pelo menos 45 dias para verificação, aprovação do conselho e votação dos acionistas sobre o membro que será o próximo executivo-chefe. No entanto, esse cronograma exigiria que o atual CEO Caio Paes de Andrade renunciasse em 1º de janeiro. Seu mandato termina tecnicamente em abril.
(METRO1)