O deputado estadual Alan Sanches (União Brasil) será o líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia nos próximos dois anos. A decisão veio após reunião realizada nesta segunda-feira, 30, na Alba, com participação dos deputados que integram o chamado bloco da minoria, contrário ao governo estadual.
Sanches já era apontado como um dos favoritos ao cargo e teria contado com a desistência de outros candidatos do grupo para suceder Sandro Régis (União Brasil). Visto no meio político como de perfil equilibrado, ele terá o desafio de manter a oposição unida para que tenha protagonismo nesta Legislatura, evitando, por exemplo, a migração de parlamentares para a base do governador Jerônimo Rodrigues (PT).
Alan Sanches tem 55 anos, é médico de formação, e está no quarto mandato como deputado estadual. Ele também já tinha sido eleito vereador em duas ocasiões, em 2004 e 2008. Próximo do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), Sanches é apontado como importante peça na articulação política para viabilizar a reeleição de Bruno Reis (União Brasil) à frente da prefeitura da capital baiana, daqui a dois anos, e, ao mesmo tempo, desgastar a gestão petista no Estado.
( A TARDE )