O Vitória tem interesse na contratação do centroavante Matheus Peixoto, cria das categorias de base do Bahia e que atualmente está no Goiás. O jogador, no entanto, pertence ao Metalist da Ucrânia, clube no qual o rubro negro baiano possui um problema relativo a um valor que o time europeu deve em relação à contratação do atacante David, atualmente no Juventude. A informação foi divulgada inicialmente pelo jornalista André Rodrigues.
O presidente Fábio Mota e o executivo de futebol Ítalo Rodrigues falam abertamente da necessidade e da busca do Vitória por um camisa 9 no mercado de transferências. Atualmente o elenco possui Léo Gamalho, Santiago Tréllez e Welder como opções para a posição, mas nenhum desses ainda se firmou como o titular.
Apesar de revelado no Bahia, Peixoto apareceu para o futebol nacional na temporada de 2021, quando fez 12 gols em 27 jogos pelo Juventude no ano, ajudando o time a se manter na Série A naquela temporada. Em 2022 foi para o Metalist, onde fez 15 gols em 2019 jogos. Retornou ao Brasil na mesma temporada devido à guerra entre Ucrânia e Rússia, indo para o Ceará, mas não se firmou. Em 2023 foi contratado pelo Goiás, onde até então entrou em campo em 20 oportunidades e marcou quatro gols.