Ouvir o sinal do intervalo é motivo de alegria para muitos estudantes, que correm para encontrar os amigos no pátio da escola. Porém, para alunos neurodivergentes, o barulho alto e agudo pode ser um desafio e causar desconforto. Ao perceber o incômodo de colegas com sensibilidade auditiva, três adolescentes da Escola Municipal São Geraldo, em Uauá, no sertão da Bahia, foram em busca de uma solução criativa e silenciosa.
O resultado foi o projeto “luz da inclusão, o barulho também me incomoda”, feito pelos alunos do 8º ano do ensino fundamental Saullo Gabriel, Diogo Gonçalves e Felipe Aquiles, todos de 13 anos. Juntos, eles criaram o robô Geraldinho, que usa luzes coloridas para indicar os horários das aulas e do intervalo.
O projeto foi feito durante as atividades da educação 7.0, projeto escolar que incentiva soluções reais para desafios do cotidiano.“Geraldinho” foi construído com:
- papelão
- lata de lixo quebrada
- latas de aço
- luzes de pisca-pisca natalino
- um kit iniciante de robótica
- um motor
🤖 O robô funciona da seguinte forma: a luz vermelha indica horário da aula e a verde a do intervalo. Geraldinho ainda usa óculos e foi programado para conseguir levantar os braços.
Segundo Diogo, o robô é fácil de fazer, barato e leve, pontos positivos para ser implementado nas salas de aula das escolas. Além disso, ele não precisa estar ligado a um notebook para funcionar, pois já é previamente programado.
O projeto foi apresentado na Olimpíadas Dulino, um evento que reúne 225 estudantes da rede pública de Uauá para desenvolver projetos inovadores. Segundo Saullo, a recepção das crianças foi positiva.
Fonte: G1