O Vitória tenta o retorno do atacante Léo Ceará, atualmente no Cerezo Osaka, do Japão. Em entrevista ao ge e Globo Esporte BA nesta terça-feira, o presidente do Leão, Fábio Mota, afirmou que entrou em acordo com o jogador e tenta reduzir o valor da multa rescisória de 3 milhões de dólares (R$ 18 milhões).
Jogador que está nos interessa. Está no nosso planejamento trazer um ou dois centroavantes, a depender de como vai ficar a nossa situação com Alerrandro. A gente tem boa relação, cria da casa. O empecilho é o time dele lá, tem contrato de mais dois anos. Estamos tentando desvincular – disse Mota.
Formado nas categorias de base do Vitória, Léo Ceará chegou ao clube com 14 anos, sempre foi visto como jogador de potencial, mas demorou a engrenar no time profissional. No início, foram poucas as oportunidades, e, em 2016, ele foi emprestado para o Ryukyu, do Japão, e depois para Campinense e Confiança.
Léo voltou ao Vitória em 2018 com a expectativa de ser aproveitado e até teve mais oportunidades. Contudo, o atacante novamente não engrenou, muitas vezes atuando até de ponta, e novamente foi emprestado, desta vez para o CRB.
Mas a expectativa sobre o jogador que Léo poderia se tornar foi mantida, uma vez que ele seguiu se destacando na maioria das equipes por onde passou, casos de Confiança e CRB, por exemplo. O brilho no Vitória aconteceu mesmo na temporada 2020, quando Léo foi destaque na campanha de permanência na Série B do Brasileiro, com 16 gols marcados.
O jogador teve o vínculo com o Vitória encerrado ao final daquela temporada e se transferiu para o Yokohama Marinos, do Japão. Em 2023, foi para o Cerezo Osaka e se destacou pela equipe. Na temporada 2024 marcou 21 gols em 42 jogos.