
O 1º Cicloturismo de Muniz Ferreira terá um percurso de 26 km de extensão, totalmente sinalizado. Quem pretende pedalar terá a oportunidade de conhecer as belezas naturais da cidade. Dito isso, a prática esportiva será realizada pela primeira vez no município no dia 26 de outubro (domingo) e conta com apoio 100% da Prefeitura Municipal.
Segundo os organizadores “Amigos de Muniz Pura Maracutaia”, a expectativa é reunir mais de mil ciclistas de várias partes da Bahia. Não haverá taxa de inscrição, e o evento é totalmente aberto ao público e gratuito.
O final de semana vai ser uma oportunidade também para os ambulantes e comerciantes mostrarem o que é produzido na Orla e também garantirem uma renda extra com o aumento no número de turistas. Além disso, haverá música com artistas locais durante a noite de sábado (25), que vão animar os amantes do pedal e deixar o clima ainda mais acolhedor.
Na manhã seguinte, um café da manhã com frutas, sucos, banana, batata-doce, cuscuz e outros alimentos saudáveis e ricos em energia será montado para recepcionar os visitantes que vão chegar. A largada está prevista para as 8h, pedalando primeiro pelas principais ruas de Muniz Ferreira.
Depois do trajeto de asfalto, começa o percurso de terra, com a primeira subida na Ladeira de Anália e o primeiro ponto de apoio. Em seguida, o cicloturismo deve passar por uma trilha para chegar ao Cocão, com mais um ponto de apoio e show de um grupo musical. Depois, os ciclistas seguem pelo Sete Brejos, passam por mais uma trilha e encerram no Amaral. Ao longo do percurso, os participantes vão encontrar faixas indicativas e batedores para não se perder durante o trajeto.
O tipo de terreno que os ciclistas vão encontrar inclui algumas ladeiras íngremes e outras mais leves, com subidas e descidas proveitosas. Haverá pontos de apoio com hidratação em cada parada, além de mecânico disponível caso a bicicleta fure um pneu ou apresente algum problema. Uma ambulância da prefeitura também será disponibilizada para auxiliar os ciclistas, caso ocorra algum imprevisto durante o percurso.
Texto: Kaylan Anibal