
A cultura não está só nas festas, ela está nas peças teatrais, na dança, nas aulas de música, teatro, pintura e capoeira. Enfim, tudo isso é cultura. No coração da cidade munizferreirense, na Casa de Cultura Rio Fundo, um eixo estratégico de desenvolvimento cultural e o maior centro de memória do município, o diretor Jú Gavaze afirmou, em vídeo divulgado nas redes sociais, que “a cultura está espalhada por todo o município”. A declaração foi dada durante o balanço do setor, que investe em atividades que formam cidadãos, movimentam a economia, promovem a qualidade de vida, valorizam suas raízes e abraçam diferentes expressões artísticas e culturais.
No balanço, o diretor lembrou que, logo nos primeiros dias do ano, acontece o tradicional Terno de Reis, acompanhado da Festa de Reis. Janeiro passa, fevereiro traz a Semana Santa, e a Paixão de Cristo, uma das celebrações mais antigas da cidade, quando as pessoas se unem na força da fé e da devoção para participar do maior espetáculo teatral da história de Muniz Ferreira, que reúne mais de 100 pessoas todos os anos, envolvendo produção, técnica, atores e figurantes.
Ainda em fevereiro, começam os ensaios da Quadrilha Junina Matutos do Rio Fundo, que a cada ano traz um tema diferente. Com apenas três anos de existência, os Matutos já alcançaram altos voos, sendo a segunda melhor quadrilha do Recôncavo baiano e a terceira melhor do Estado. No mês de junho, acontece o São João, com o Arraiá da Nossa Gente em quatro localidades: Ponto Chic, Sodoma, Onha e Muniz Ferreira. Uma semana depois, é a vez do São Pedro no Taitinga.
Em uma cidade onde festa e cultura se unem, no dia 30 de julho foi comemorado o aniversário do município com programação especial para festejar os 63 anos de Muniz Ferreira. Já que a próxima festa agora é a de Reis 2026, os trabalhos internos não param para promover a cultura. Estudantes da rede municipal de ensino estão produzindo um curta-metragem junto com o roteirista, professor e ator Werles Pajero. Ainda assim, continuam acontecendo no município aulas de música, teatro, pintura e capoeira.