
Em pronunciamento oficial na rede nacional nesta quinta-feira (17), o presidente Lula afirmou que as tarifas norte-americanas impostas aos produtos brasileiros são uma “chantagem inaceitável”. Ele também classificou parlamentares e políticos brasileiros que apoiaram ou defenderam a medida de Donald Trump como “traidores da pátria”.
O presidente norte-americano anunciou na última semana uma tarifa de 50% aos produtos brasileiros, medida que foi defendida por políticos como o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro. A nova alíquota entra em vigor a partir do dia 1º de agosto. Lula garantiu, no pronunciamento, que ainda vai usar “todos os instrumentos legais” para defender a economia brasileira, citando recursos à Organização Mundial do Comércio (OMC) e a Lei de Reciprocidade Econômica.
Ele não chegou a citar nomes, mas falou em “indignação” com relação aos políticos brasileiros que apoiaram o tarifaço. “Não se importam com a economia do país e os danos causados ao nosso povo”, disse Lula.
Lula também defendeu o Pix, alvo de críticas dos Estados Unidos nos últimos dias, e ainda afirmou que o Poder Judiciário no Brasil é independente. “No Brasil, respeitamos o devido processo legal, os princípios da presunção da inocência, do contraditório e da ampla defesa. Tentar interferir na justiça brasileira é um grave atentado à soberania nacional”, defendeu o presidente.