
O radialista Péricles Júnior, mais conhecido como Junão, que morreu no sábado (27) por problemas de saúde, foi sepultado na manhã deste domingo (28), no Cemitério Bosque da Paz, em Salvador. Junão foi o criador do programa jornalístico De Frente com o Povo, na hora do almoço, com foco em notícias policiais e também em entrevistas, na Rádio comunitária Muniz FM 87,9.



Junão chegou a Muniz Ferreira muito antes da criação da rádio. Ele era locutor de eventos e de grandes cavalgadas que marcaram época, a exemplo da Feminina e da Fivela de Prata. Em nota, o dono da rádio Vavá Almeida disse que Junão entrou na emissora em 2015, inicialmente com programas musicais e de entretenimento, e, depois, criou o programa jornalístico que chegou a ser o mais ouvido de Muniz Ferreira, o De Frente com o Povo.
“Locutor Junão, o peso pesado da comunicação, ingressou na Rádio Muniz FM em 2015, apresentando programa musical com grande audiência, mas, ao longo do tempo, descobriu que seu foco era mesmo o jornalismo e que era um mestre em entrevistar autoridades diversas. Junto com o diretor Ricardo Lima, lançou o programa De Frente com o Povo, que por muito tempo bateu pico de audiência na emissora, no horário das 12 às 14 horas. Com seu estilo polêmico de chamar as matérias do dia, já prendia o ouvinte”, cita a nota.
Além disso, ele mediava debates e ajudava a população mais carente a pagar contas de água, luz, gás ou exames, por meio de campanhas solidárias. Junão foi lembrado não só pela voz marcante e pelo estilo de radialista raiz, mas também pelas casas que ajudou a reformar com o apoio dos ouvintes.
“Em 2016, conduziu o primeiro debate político da Rádio Muniz FM. Criou várias campanhas de ajuda ao próximo, principalmente a ‘Aquilo que é velho para você pode ser novo para quem não tem nada’”, cita outro trecho da nota.
Como homenagem, a rádio decidiu deixar a programação de sábado com músicas religiosas e clássicas que Junão gostava de ouvir, como forma de lembrança e agradecimento pelo serviço prestado à rádio comunitária por quatro anos.
Em 2019, Junão saiu da rádio e foi à frente de outros projetos, mas nunca abandonou a rádio comunitária. Junão tinha 54 anos e estava prestes a completar 55 em janeiro.
Texto: Kaylan Anibal










