
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta segunda-feira (21) que a construção da ponte Salvador-Itaparica está garantida e que as obras devem ter início em 2026, com possibilidade de antecipação. Segundo ele, o contrato aditivo já foi assinado, e a execução está condicionada à finalização do projeto executivo por parte da empresa responsável.
A previsão oficial do governo é que a construção do equipamento tenha início em junho de 2026, embora existam tratativas para antecipar o cronograma. De acordo com o secretário da Casa Civil da Bahia, Afonso Florence, a antecipação dependerá da autorização de órgãos como a Marinha e o Inema, que precisam liberar o uso de uma plataforma linear provisória para viabilizar o início dos trabalhos.
A ponte Salvador-Itaparica é considerada um dos maiores projetos de infraestrutura do Brasil, com grande impacto na mobilidade, no turismo e na economia regional, conectando a capital baiana à Ilha de Itaparica por via rodoviária, diminuindo drasticamente o tempo de deslocamento.