Na próxima quinta-feira (16), cerca de dois mil policiais e bombeiros estarão a postos para garantir a segurança da tradicional Lavagem do Bonfim, em Salvador. A Secretaria da Segurança Pública anunciou um investimento de mais de R$ 1,4 milhão para oferecer as melhores condições de trabalho às equipes e assegurar a tranquilidade de baianos e turistas que participarão da festa.
Ao longo do trajeto entre as igrejas da Conceição da Praia e do Bonfim, ações preventivas e de inteligência serão realizadas por policiais militares, civis, bombeiros e peritos, com o apoio de viaturas, aeronaves e equipes de resgate.
Tecnologia de ponta no monitoramento
A segurança do evento contará com 79 câmeras, incluindo equipamentos com tecnologia de Reconhecimento Facial e de Placas Veiculares, instalados em pontos estratégicos do percurso. Além disso, duas Plataformas de Observação Elevadas (POEs) serão utilizadas para videomonitoramento em tempo real, permitindo uma resposta rápida das equipes.
No Centro de Operações e Inteligência (COI), 22 órgãos estaduais, federais, municipais e entidades privadas trabalharão de forma integrada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que será ativado para o evento.
A Lavagem do Bonfim, uma das mais importantes festas populares do estado, promete ser marcada pela segurança e organização, aliando o tradicional ao uso de tecnologia de ponta.