
Um trabalhador identificado como Antônio Paulo Rodrigues de Souza, de 40 anos, conhecido como Antônio Suricate, morreu na manhã deste domingo (23) após o tombamento de um guindaste durante a montagem da árvore de Natal no Largo São Sebastião, em frente ao Teatro Amazonas, no Centro de Manaus. Outro operário, Henes Libório Ramos, de 47 anos, ficou ferido e segue internado em estado estável.
O guindaste era operado por Antônio Benjamin, contratado apenas para uma diária pela empresa. Ele estava afastado pelo INSS, recebia auxílio-doença e trabalhava fantasiado de Papai Noel, sem qualquer equipamento de proteção individual. Benjamin foi preso logo após o acidente.
Um vídeo registrado no momento do acidente mostra o guindaste tombando e a estrutura da árvore despencando enquanto um trabalhador estava na lança do equipamento. Assista acima.
O Corpo de Bombeiros (CBMAM) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados para socorrer as vítimas, funcionários da empresa responsável pela montagem. Uma delas não resistiu aos ferimentos e morreu ao chegar ao hospital. A outra segue internada, com quadro de saúde estável.
Segundo testemunhas, o acidente ocorreu por volta das 10h. Um ex-militar de reserva e um médico que passava pelo local prestaram os primeiros socorros às vítimas antes da chegada das equipes de emergência.
À Rede Amazônica, a gestora de RH da empresa responsável informou que os funcionários são naturais de Parintins. Uma das vítimas estava na ponta da lança do guindaste, enquanto a outra estava mais próxima ao chão, sofrendo fratura na perna.
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa informou que a empresa contratada apresentou toda a documentação exigida para a montagem da árvore de Natal no local.
A Polícia Civil, por meio do 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP), vai instaurar um inquérito para apurar as causas do acidente.
O Governo do Amazonas lamentou o ocorrido e informou que está prestando assistência às vítimas e às famílias.
Pelas redes sociais, o governador Wilson Lima lamentou profundamente o acidente e determinou a apuração rigorosa de todas as circunstâncias do ocorrido.
“Minha solidariedade e minhas orações estão com as famílias das vítimas. Nosso compromisso é garantir segurança, respeito e cuidado com cada trabalhador e com a população. Seguimos trabalhando para que, após este momento tão difícil, o Largo volte a receber o espírito de união e esperança do nosso Natal”, escreveu.










