
A montadora chinesa Aima pretende expandir sua presença no Brasil com o lançamento do Aima A05, um minicarro totalmente elétrico voltado ao uso urbano. O modelo, que segue a proposta do Citroën Ami, está previsto para chegar ao país em março de 2026 com preço estimado entre R$ 47 mil e R$ 49 mil.
Essa é mais uma aposta para o mercado brasileiro cada vez mais aquecido de veículos elétricos graças à popularização da BYD, que deve trazer o carregador mais rápido do mundo para o Brasil.
Conhecida no Brasil por suas motos e bicicletas elétricas, a Aima descreve o A05 como uma alternativa mais segura e confortável do que scooters e triciclos, mantendo foco em deslocamentos curtos e baixo custo operacional.
Apesar disso, a fabricante ainda não confirma se o veículo será homologado para circulação em vias públicas ou se poderá ser emplacado por aqui.
Com velocidade máxima de apenas 45 km/h, a ficha técnica do A05 indica um desempenho bastante limitado para o padrão brasileiro e mostra suas limitações.
O modelo utiliza um motor elétrico assíncrono de 3,2 kW (4,4 cv), alimentado por uma bateria de 72V e 100Ah (7 kWh).
A autonomia fica entre 55 km e 60 km, com tempo de recarga entre 8 e 10 horas em tomada comum.










