Apesar do diesel não ter seu valor alterado, a gasolina teve um preço reduzido em 4% nas refinarias de todo o país. O anúncio foi feito na quinta-feira (15) pela Petrobras. O novo valor passar a ser ajustado nesta sexta-feira (16), na venda às distribuidoras.
Em nota, a companhia disse que: “Desde janeiro de 2020, o preço médio da Petrobras acumula uma queda de 24,3% no preço do diesel vendido às distribuidoras e uma redução acumulada de 9,1% no caso da gasolina. Para se ter uma ideia, o preço médio da gasolina da Petrobras para as distribuidoras será de R$ 1,74 por litro após o reajuste. Entre julho e agosto, o preço médio da Petrobras correspondeu a cerca de 30% do preço final ao consumidor nos postos de combustíveis”.
Em cada posto, os preços serão passados aos motoristas de acordo com os impostos, as taxas, a mão de obra e, sobretudo, a observação da margem de lucro. Acrescentando ainda que o mercado financeiro brasileiro tem por base a livre concorrências o que acarreta em preços variados de acordo com cada empresa.
A Petrobrás ressalva que a gasolina e o diesel vendidos às distribuidoras são diferentes dos produtos no posto de combustíveis. São os combustíveis tipo “A”, isto é, gasolina antes da sua combinação com o etanol e diesel também sem adição de biodiesel. Os produtos vendidos nas bombas ao consumidor final são formados a partir do tipo “A” misturados a biocombustíveis.
Fonte: Forte na notícia