Britânica de 90 anos é a 1ª a receber vacina da Pfizer

spot_img
spot_img

O Reino Unido começou a aplicar a vacina contra a covid-19 desenvolvida pela farmacêutica Pfizer e a empresa de biotecnologia BioNTech nesta terça-feira, 8. O país é o primeiro do Ocidente a vacinar a população em geral. No início da fila estava Margaret Keenan, uma avó britânica de 90 anos, que se tornou a primeira pessoa no mundo a receber a vacina da Pfizer contra a covid-19 fora de um ensaio clínico após sua aprovação.

“Eu me sinto privilegiada por ser a primeira pessoa vacinada contra a covid-19”, disse Keenan, que recebeu a injeção em seu hospital local em Coventry, centro da Inglaterra, às 6h31min (3h31min de Brasília), uma semana antes de ela completar 91 anos. “É o melhor presente de aniversário antecipado que eu poderia desejar, porque significa que posso finalmente esperar passar um tempo com minha família e amigos no Ano Novo, depois de estar sozinha na maior parte do ano.”

“Não tenho palavras para agradecer à May e à equipe do NHS (Serviço Nacional de Saúde) que cuidaram muito de mim, e meu conselho para todos que tiverem a oportunidade de se vacinar é: tomem (a vacina). Se eu posso ser vacinada aos 90, você também pode!”

O segundo na fila da vacinação era William Shakespeare, de 81 anos, o primeiro homem a receber a imunizante no país. Usuários das redes sociais não deixaram passar o despercebido o homônimo do poeta e dramaturgo inglês, mais conhecido por obras como Romeu e Julieta. “Os Dois Cavalheiros do Corona”, brincou um internauta ao fazer referência a uma das peças de Shakespeare, Os Dois Cavalheiros de Verona.

Gill Rogers, de 86 anos, também foi vacinada nesta manhã. Ela perdeu o marido em abril, vítima da covid-19. Rogers disse que quando recebeu a ligação no final de semana perguntando se ela gostaria de ser vacinada nesta terça-feira, ela imediatamente disse sim. “Não vou mais me preocupar tanto, vou poder voltar a entrar em lojas com mais frequência e, com sorte, poderei até usar o transporte público”, disse ela.

De acordo com o ministro da Saúde, Matt Hancock, o país espera vacinar milhões de pessoas antes do Natal. Em entrevista à BBC, ele disse que milhões de doses devem chegar ao Reino Unido antes do final do ano.

O primeiro-ministro Boris Johnson agradeceu ao Serviço Nacional de Saúde (NHS), aos cientistas e a todos os voluntários que participaram do desenvolvimento da vacina. “Vamos vencer isso juntos”, disse ele em uma publicação no Twitter.

A Agência Regulatória de Produtos de Saúde e Medicamentos do Reino Unido (MHRA) liberou o uso emergencial da vacina na semana passada. Os resultados da fase final de testes da BNT162b2 apontaram eficácia de 95%.

O imunizante tem como base a tecnologia conhecida como RNA mensageiro, que utiliza parte do material genético do vírus e instrui as células a produzir anticorpos. Os cientistas ainda não sabem por quanto tempo a imunidade pode durar. O CEO da BioNTech, Ugur Sahin, disse esperar que o efeito da vacina dure por um ano.

Fonte: Terra

spot_img

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Relacionadas

spot_img
spot_img

Siga nossa redes

22,942FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas Notícias