A final da Libertadores de 2020 será a terceira na história da competição disputada entre dois times brasileiros. Santos, que venceu o Boca Juniors, e Palmeiras, que passou pelo River Plate, ambos da Argentina, se enfrentam no próximo dia 30 (sábado), às 17h, no Maracanã. Por causa da pandemia do novo coronavírus, o jogo será disputado com portões fechados.
Antes da final deste mês, entre Santos e Palmeiras, o São Paulo já tinha protagonizado outras duas decisões somente com equipes brasileiras. Em 2005, enfrentou o Athletico e foi campeão. No ano seguinte, o mesmo Tricolor foi derrotado para o Internacional.
O Santos, em quatro finais, enfrentou o Peñarol duas vezes e o Boca Juniors em outras duas. O Peixe venceu três decisões que disputou – perdeu para os argentinos em 2003. O último título do Peixe na Libertadores foi em 2011, diante dos uruguaios. Na ocasião, a equipe comandada por Muricy Ramalho empatou em 0 a 0 no jogo de ida e venceu por 2 a 1 no Pacaembu.
Já o Palmeiras vai para sua quinta decisão de Libertadores. Nas outras quatro finais, o rival do Santos conquistou um título, em 1999, e foi vice três vezes – 1961, 1968 e 2000. O Verdão volta, portanto, a uma decisão de Libertadores depois de quase 21 anos.
Fonte: Globo Esporte