Óleo de cozinha chega a R$25 e faz dona de casa optar por uso de banha; entenda porque subiu tanto

spot_img
spot_img

O preço do óleo de cozinha disparou neste ano, e uma garrafa pode ser encontrada por até R$ 24,62 em sites de supermercados. Em lojas físicas, algumas unidades têm feito promoções, mas limitando a quantidade de garrafas que cada consumidor pode levar.  Donas de casa já procuram opções e usam até banha de porco no lugar. Por que o preço disparou tanto? Veja a seguir análises de especialistas.

Alta de 24% em 12 meses

De acordo com os dados do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de março, índice do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que mede a inflação do país, o preço do óleo de soja subiu 8,99% em março e 11,21% no primeiro trimestre deste ano. Nos últimos 12 meses, a alta é de 23,75%. A prévia da inflação de abril mostra um dado ainda mais alarmante: o preço subiu 11,47% em abril e 30,10% nos últimos 12 meses.

Consumidor troca óleo para economizar

A orientação da Apas é que o consumidor tente trocar a marca para economizar. Se ainda assim o preço pesar no bolso, outra opção é substituir o óleo de soja por outro produto. Nas redes sociais, a troca mais comentada é a de óleo de soja por banha de porco —por ser mais barata e durar mais tempo. O óleo de soja é conhecido por ser uma das opções mais baratas para cozinhar e, por isso, as substituições são mais limitadas.

Por que o preço do óleo de soja disparou?

A alta no preço do petróleo e a redução de produção de óleo de girassol na Ucrânia são alguns dos fatores que estão aumentando a demanda do óleo de soja e pressionando os preços. Quando o preço do petróleo sobe, aumenta a demanda por biocombustíveis —que são combustíveis que usam o óleo de soja em sua composição.

A redução na safra da soja causada pela seca também influenciou no aumento dos preços. Gabriel Castagnino Viana, especialista em óleo de soja da consultoria Safra e Mercado, afirma que a expectativa era de que fossem produzidas 145 milhões de toneladas, mas o número deve ficar entre 125 milhões e 130 milhões.

Na quinta-feira (28), a Indonésia, que é um dos maiores produtores de óleo de palma do mundo, proibiu as exportações do produto, e a decisão pode desestabilizar o mercado de óleos vegetais, que já estava sensível com a guerra entre Rússia e Ucrânia.

A expectativa é que os preços continuem altos pelo menos até o segundo semestre deste ano, com a chegada de uma nova safra de soja dos Estados Unidos.
“Se o preço da soja cair de maneira consistente, o óleo de soja também deve cair. São valores que têm uma transmissão rápida, porque o óleo é a própria soja esmagada”, afirma André Braz, coordenador do IPC (Índice de Preços ao Consumidor) do Ibre/FGV (Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getulio Vargas).

As informações são do UOL economia

spot_img

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Relacionadas

spot_img
spot_img

Siga nossa redes

22,942FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas Notícias