Neste domingo (25), em coletiva de imprensa organizada para apresentar balanço sobre o São João em Santo Antônio de Jesus, o comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Hamilton Júnior falou a respeito do sistema de reconhecimento facial usado pela primeira vez na festa esse ano.
“É uma tecnologia importantíssima e a gente não teve nenhuma ocorrência de reconhecimento facial em Santo Antônio de Jesus porque aqueles que estavam com mandado de prisão em aberto, estavam devendo a justiça não compareceram ou porque também existe a ação preventiva. Quando eu sei que tem uma câmera que vai identificar a justiça, já inibe também a vinda dessas pessoas”, explicou o comandante.
O tenente-coronel Hamilton Júnior também apontou a ação preventiva das forças de segurança como fator determinante para a falta de identificação de pessoas com pendências na justiça, mas que portais de abordagem e câmeras de identificação serão implantados em eventos futuros de grande magnitude.
Na festa de São João realizada pela prefeitura de SAJ, a polícia está conduzindo a Operação Forró e Paz, que conta com guarnições especializadas e motociclistas do Esquadrão Asa Branca. Para o comandante do 14º Batalhão da PM “isso mostra que estamos no caminho certo, que a prefeitura, que os secretários trabalharam de forma coordenada”.
Fonte: blog do valente