Exposição em homenagem a Clarice Lispector reúne obras nacionais e internacionais no Santo Antônio Além do Carmo

spot_img
spot_img
Exposição em homenagem a Clarice Lispector em Salvador — Foto: Divulgação

Uma exposição homenageia a escritora Clarice Lispector (1920–1977), no Santo Antônio Além do Carmo, Centro Histórico de Salvador. A artista era ucraniana e foi naturalizada brasileira.

Intitulada “Clarices”, a mostra reúne, no ME Ateliê da Fotografia, obras de artistas da Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe, Ceará, São Paulo, Itália e Chile.

A visitação é gratuita e pode ser feita até dia 12 de dezembro, sempre às terças-feiras, quintas e sábados, das 14 às 16h, na Ladeira do Boqueirão, número 6.

Seguindo o “Protocolo Setorial” da Prefeitura de Salvador para “Centros Culturais, Museus e Galerias de Arte”, o ateliê funcionará com 30% da capacidade máxima para visitações simultâneas. Após a aferição de temperatura, o visitante pode explorar o vernissage, mantendo o distanciamento social de 1,5 m, com a permanência de até 1h sob utilização de máscara protetora durante toda a exposição. A higienização do local é feita antes e após o encerramento do horário de visita.

Exposição em homenagem a Clarice Lispector pode ser visitada até o dia 12 de dezembro, em Salvador — Foto: Divulgação

Comemorando o centenário da vida e obra da escritora no mês de dezembro, o vernissage também celebra o 2º ano de atividades do “ME Ateliê da Fotografia”. Participam da exposição, 51 artistas brasileiros e estrangeiros, sendo 21 fotógrafos, 23 pintores, ceramistas, escultores e bordadeiras, e 7 artistas cênicos. Entre os nomes, a chilena Camila Alemany, a italiana Cristina Cenciarelli e os brasileiros Manuel Chagas, Ieda Dias, Will Recarey e Mário Edson, fotógrafo e curador do ateliê.

Propondo releituras de livros, contos, citações, filmes e peças produzidas pela escritora, a exposição “Clarices” entrega visões fragmentadas da autora sob o olhar da fotografia, pintura, desenho, escultura, bordado, poesia e música de novos artistas.

Obras conhecidas da autora, como o clássico de 1961, “A Maçã no Escuro”, “Felicidade Clandestina” (1971) e “A Hora da Estrela” (1977) ganharam novos ângulos e perspectivas.

A coletânea artística do vernissage foi distribuída entre os três espaços do ateliê, com sessões cinematográficas, apresentações teatrais, narrativas de histórias para crianças, oficinas, rodas de conversa e visitas guiadas. Além das atividades programadas, a brasileira Ieda Dias— da categoria “cênicas” —protagonizará um monólogo sobre a vida e obra de Clarice Lispector.

SERVIÇO

Vernissage em tributo a Clarice Lispector

Onde: ME Ateliê de Fotografia, Santo Antônio Além do Carmo — Ladeira do Boqueirão, nº 6. Quando: De 13 de outubro (terça-feira) até 12 de dezembro (sábado). Dias/Horário: Às terças-feiras, quintas e sábados, no horário das 14 às 16h. Gratuito.

Fonte: G1 Bahia

spot_img

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Relacionadas

spot_img
spot_img

Siga nossa redes

22,942FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas Notícias