Um vazamento de um material oleoso de um duto da Petrobras atingiu rua, pastos e brejos em Candeias, cidade na região metropolitana de Salvador.
O caso aconteceu na tarde de domingo (20), no campo de Massuí. Os moradores contaram que o material oleoso atingiu até um “aguadouro” de uma fazenda particular, que seria água para o gado consumir.
Em nota, a Petrobras disse que não houve vítimas e equipes estão trabalhando na contenção e limpeza da área. Barreiras foram utilizadas para sugar o óleo e impedir que ele se espalhe.
A empresa informou ainda que, de imediato, a operação do duto envolvido foi suspensa. A causa do vazamento é apurada. Os órgãos responsáveis foram notificados.
“O município de Candeias disponibilizou equipes da Defesa Civil para isolar a área, com todos os cuidados, para que o impacto não fosse maior. Estamos conversando com o responsável da Petrobras, já solicitamos a remoção do material e depois iremos solicitar o teste de solo. O prejuízo ambiental ainda está sendo investigado”, explicou o secretario de Meio Ambiente de Candeias, Tony Gleidson.
Em nota, o Inema informou que enviou uma equipe de plantão do instituto para o local com o objetivo de identificar a extensão e o volume do vazamento da emulsão oleosa. Ainda segundo o Inema, assim que todas as informações forem levantadas, as medidas cabíveis serão tomadas. O órgão informou que, até o momento, nenhuma nascente ou rio local foram atingidos.
Fonte: G1 Bahia