Na sexta-feira (02), a Prefeitura de Mutuípe se pronunciou frente ao som misterioso que intrigava os moradores da cidade, principalmente aqueles que moravam próximos ao cemitério.
Segundo a Prefeitura, uma análise da Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa) descobriu que o barulho semelhante a um batimento cardíaco de alguém enterrado vivo se tratava de água. É que, de acordo com a empresa, esse som é proveniente da válvula de retenção de uma bomba de abastecimento no bairro e toda vez que a bomba para, faz esse barulho, conhecido como ‘Golpe de Aríete’.
“Golpe de Aríete” se caracteriza como as variações de pressão decorrentes de variações da vazão, podendo ocorrer também quando a bomba é desligada rapidamente por uma queda de energia ou simplesmente por uma falha mecânica.
A Prefeitura de Mutuípe disse que após o mistério revelado, providenciará soluções para o problema. O órgão ainda pronunciou que está prevista uma obra de ampliação do cemitério da cidade, onde o fenômeno foi observado.
Fonte: Infosaj