Terremoto de magnitude 7,4 atinge Taiwan e deixa 9 mortos

spot_img
spot_img
spot_img
Prédio ficou inclinado na cidade de Hualien, em Taiwan, após forte terremoto em 3 de abril de 2024 — Foto: TVBS

Ondas de três metros devem atingir cidades da costa japonesa, segundo previsão; centenas de pessoas ficaram feridas e várias estão presas em escombros após fortes tremores na ilha

Um terremoto de magnitude 7,4 foi registrado nesta terça-feira (2) a 21 quilômetros da cidade de Hualien, em Taiwan, segundo o serviço geológico dos EUA.

Nove pessoas morreram e pelo menos 800 ficaram feridas, de acordo com autoridades locais.

O abalo foi medido a uma profundidade de 34,8 quilômetros de distância da superfície. Segundo especialistas, quando mais próximo à superfície, mais danos um tremor pode causar.

O tremor foi sentido em Taipé, capital de Taiwan, que fica a pouco menos de 200 quilômetros do epicentro. Partes da cidade ficaram sem energia elétrica em consequência do abalo. Mais de 87 mil imóveis tiveram o serviço interrompido, segundo a empresa que fornece energia na ilha.

Prédios tombaram e pessoas foram vistas saindo das estruturas.

Vários tremores secundários foram sentidos em Taiwan, incluindo um de magnitude 6,5, segundo o Serviço Geológico dos EUA.

Taiwan está localizada no Anel de Fogo do Pacífico, que provoca atividade sísmica e vulcânica maciça da Indonésia ao Chile.

Um alerta de retirada foi disparado para a costa de Okinawa, segundo a rede japonesa NHK.

De acordo com a emissora, grandes ondas já chegaram ao litoral da ilha de Yonaguni, que pertence ao Japão e fica relativamente próxima a Taiwan.

As Filipinas também emitiram um alerta para tsunami nas regiões costeiras do país.

Segundo a imprensa estatal chinesa, o tremor também foi sentido na China, nas cidades Fuzhou, Xiamen, Quanzhou e Ningde na Província de Fujian na China.

Horas após os tremores, Taiwan, Japão e Filipinas cancelaram os seus alertas de tsunami, enquanto o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico afirmou que a ameaça aos Estados Unidos “passou em grande parte”.

CNN

spot_img

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Relacionadas

spot_img
spot_img

Siga nossa redes

22,942FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,700InscritosInscrever

Últimas Notícias